quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa - Recesso



Prezadas e prezados,

Votos de um ótimo feriado e de uma feliz e reflexiva Páscoa.
Na segunda, dia 25 de abril, as postagens voltarão. Abaixo, deixo uma tabela desenvolvida pelo site http://comacomosolhos.com para iniciar a reflexão, apesar dos preços ainda serem de 2010.
Até lá.
Um abraço,

MP

Páscoa chegando, isso significa que a data em que as empresas chocolateiras mais ganham dinheiro no ano também chegou. Agora em 2010, segundo os fabricantes, os Ovos de Páscoa estão em média 9% mais caros do que ano passado. Não me lembro dos preços do ano passado, mas a sensação que tenho, é que o aumento e maior do que isso.
Mais uma vez segundo os fabricantes, o culpado disso é o açúcar, O preço do ingrediente vital na fabricação, aumentou cerca de 67%. A justificativa dada pelo governo federal para o acréscimo é que o excesso de chuva no período de colheita da cana-de-açúcar, em 2009, levou ao atraso de quase 25% do volume colhido e, consequentemente, à situação de inflação.

Muito bem, deixando os dados financeiros de lado, o que vale mesmo é o seu dinheiro, o seu bolso. Pensando nisso, fiz uma breve comparação de preços entre os mais famosos Ovos de Páscoa em relação aos seus respectivos chocolates de origem. O disparate é absurdo. Não encontrei nenhum que fosse menos de 50% mais caro. E também encontrei preços com quase 80% a mais do que os tabletes/bombons originais. Não entendeu? É simples…

Por exemplo, um Ovo da Nestlé, que leva a marca Chockito, de apenas 240g, custa R$ 19,25, se você comprar 3 caixas de Chokito, de 96g cada, terá 288g de chocolate, ao preço de R$ 8,98, se colocar isso na ponta do lápis, terá mais chocolate por menos dinheiro, precisamente uma economia de 53,35%! Em tempos de crise, grana curta e tudo mais, só sendo muito idiota pra gastar dinheiro comprando Ovos de Páscoa. A não ser, meu caro leitor, se você tiver filhos ou algo do gênero. Ou ainda, se importa realmente com a “simbologia” da data, então não tem muito jeito, é meter a mão no bolso e pagar esses custos.

Não entendeu ainda? Então eu desenhei pra você, aqui embaixo (Tabela de 2010).


I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui