sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago



Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O Ensaio Sobre a Cegueira é a fantasia do autor que faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago obriga o leitor a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos". Livro que deu origem ao filme homônimo de Fernando Meirelles, com Juliane Moore.

Download do livro: Clique aqui!

O Suplício do Papai Noel - Claude Lévi-Strauss



O Suplício do Papai Noel - Claude Lévi-Strauss

No texto, Lévi-Strauss parte de um acontecimento insólito - a queima de um boneco de Papai Noel em Dijon, França, em 1951 - para analisar o significado das festas de fim de ano, a comercialização das datas tradicionais e a influência norte-americana nesse processo. O francês se utiliza da metodologia científica que elaborou, a análise estrutural da antropologia, para tecer considerações sobre o papel desse símbolo natalino.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui