sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Misérias Do Presente, Riqueza Do Possível - Andre Gorz



Misérias Do Presente, Riqueza Do Possível - Andre Gorz

André Gorz (Viena, 1923-Vosnon, 2007), pseudônimo de Gerhard Horst, é autor de uma das reflexões mais importantes sobre o capitalismo e mundo do trabalho no século XX. Com livros publicados em diversos países, foi um pioneiro na defesa da militância ecológica como uma política, tanto em sua obra teórica como em seu trabalho na imprensa.
Em Misérias do Presente, Riqueza do Possível, Gorz explora as idéias da importância que o conhecimento (saber) assume na economia contemporânea e do desaparecimento do trabalho assalariado como base da identidade social. O autor retoma a tese de que o fim da centralidade do trabalho assalariado não seria algo a ser lamentado pelos trabalhadores, pois uma nova sociedade estaria surgindo dos escombros da antiga. Gorz entende que as transformações sociais e do trabalho poderiam favorecer uma “libertação da alienação do trabalho” da era fordista e potencializariam condições para o surgimento de atividades “auto-organizadas”, sendo necessário que o trabalho perca definitivamente seu lugar central na vida das pessoas, para que estas busquem novas formas de expressão identitária.

Download do livro: Clique aqui!

História da Educação no Brasil - Otaíza de Oliveira Romanelli



História da Educação no Brasil - Otaíza de Oliveira Romanelli

A autora faz uma pesquisa que vem dos primordios até os dias atuais, como se vê na ordenação de suas idéias: Elabora uma abordagem teórica partindo do que é cultura, educação, estrutura de poder e Desenvolvimento. Logo após cita os fatoes que contribuíram para o Desenvolvimento do Sistema Educacional Brasileiro, apresenta de forma crítica comprovada com dados o processo educacional ocorrido após 1930, que culminou com a organização do ensino no contexto sócio-político e finaliza com a política educacional dos últimos anos. Destacando Francisco Iglesias sobre a obra da autora: “... a ajuda internacional para a educação, com a referência a acordos, como os famosos MEC-USAID: faz-se o estudo da natureza e substân¬cia do significado real desses convénios, às vezes enganosos nos termos, pois frequentemente a ajuda não chega a existir. A abrangéncia do tema escolhido e seu enfoque com sentido crítico, baseado em informação ampla e em formulações modernas, como a teoria da dependência, tão elaborada hoje no Brasil e em outras partes do mundo, são a marca da obra ora apresentada.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui