segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Os Desafios da Escrita - Roger Chartier



Os Desafios da Escrita - Roger Chartier

Especialista no estudo da história da escrita, Roger Chartier reúne neste livro cinco ensaios que mostram como o mundo digital está alterando a relação do leitor com o texto impresso. A ação da comunicação eletrônica sobre as publicações tradicionais é questionada. O próprio conceito de livro, para o pesquisador francês, está sofrendo transformações perante a revolução tecnológica propiciada pela comunicação via internet e pela leitura cada vez mais comum de textos diretamente na tela do computador. O presente e o futuro do livro e da escrita são personagens centrais destes ensaios.

Download do livro: Clique aqui!

A Modernidade e os Modernos - Walter Benjamin



A Modernidade e os Modernos - Walter Benjamin

Walter Benedix Schönflies Benjamin (Berlim, 15 de julho de 1892 — Portbou, 27 de setembro de 1940) foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, foi fortemente inspirado tanto por autores marxistas, como Georg Lukács e Bertolt Brecht.
A aplicação de um método alegórico na análise da modernidade tem a vantagem de mostrar o que se esconde entre as dobras deste tempo de tantas criações. O filósofo alemão Walter Benjamin seguiu várias trilhas em suas abordagens da modernidade. O sentido alegórico, entretanto, aparece nas variadas leituras que ele faz da arte, da poesia e da cidade que se anunciava entre luzes e sombras no século XIX.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui