sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Truculenta História do Capitalismo - Eduardo del Río



A Truculenta História do Capitalismo - Eduardo del Río

O livro começa com o contexto do sistema feudal na Europa no século XV e suas respectivas características. Os capitalistas surgiu a partir de pequenos comerciantes de Veneza, que adquiriram uma série de produtos em diferentes lugares e, em seguida, alteradas por outras pessoas tentando ganhar na mudança.
Por isso, ele norteou a descoberta da América e dos territórios africano, árabes e chineses, os países europeus foram aumentando a sua riqueza, enquanto os povos conquistados foram vendidos como escravos. Río amplamente ilustra como podemos explorar os territórios recém-conquistados, como a chegada do cristianismo na América, o intercâmbio de produtos inúteis para o ouro e marfim, etc. Desde a Revolução Industrial, a forma capitalista de exploração e dos donos de fábricas aumentarem drasticamente sua produção e, portanto, sua riqueza, enquanto o trabalhador - homens, mulheres e crianças - são considerados como mais uma peça de maquinaria. Río fala também das idéias socialistas que começaram a surgir como resultado do crescente descontentamento dos trabalhadores em fábricas, como as idéias de Karl Marx sobre a propriedade privada, a propriedade coletiva dos meios de produção, o proletariado, a globalização, etc.

Download do livro (em espanhol): Clique aqui!

Cem Perguntas e Respostas Sobre Improbidade Administrativa – Incidência e Aplicação da Lei 8.429/92 - Ministério Público Federal



Cem Perguntas e Respostas Sobre Improbidade Administrativa – Incidência e Aplicação da Lei 8.429/92 - Ministério Público Federal

O manual é um incentivo do Ministério Público Federal - MPF aos cidadãos para a vivência da cidadania, pois contribui para a formação de uma sociedade civil mais consciente e mais engajada em cobrar do administrador, do agente público e dos políticos uma ótima gerência do dinheiro arrecadado pelos impostos, dos bens adquiridos pelo Estado, dos bens públicos em geral e da imensa riqueza do País.

É também um incentivo ao MPF para que não deixe sem reparo, seja atuando extrajudicialmente, seja atuando judicialmente, os que insultam, atacam e assaltam os bens que pertencem ao povo brasileiro. Com esta obra, vamos juntos – cidadãos e Ministério Público Federal – fazer dessa tarefa algo mais instigante.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui