domingo, 9 de maio de 2010

A Sociedade da Decepção - Gilles Lipovetsky



A Sociedade da Decepção - Gilles Lipovetsky

Em A Sociedade da Decepção, Lipovetsky expõe o tema da sociedade de consumo através de um viés muito próprio: quanto mais ofertas de prazer temos, maior é nossa decepção com o mundo. Desta maneira, quanto mais liberdade, mais decepção. Irônico, o autor passa o tempo todo chamando o período histórico que vivemos de “hipermoderno”. Aliás, para tudo que nos é contemporâneo, utiliza o prefixo “hiper”; somos hiperconsumistas, hipercapitalistas, hipermodernos...

Download do livro: Clique aqui!

Ensaios Sobre Literatura - Georg Lukács




Ensaios Sobre Literatura - Georg Lukács

É através da práxis, apenas, que os homens adquirem interesse uns para com os outros e se tornam dignos de ser tomados como objeto de representação literária.

Georg Lukács.

O fazer literário ocidental, a partir de meados do século XIX, inicia uma modificação de suas estruturas de estéticas. A narrativa épica, tão cheia de acontecimentos e dramas humanos, cede lugar a uma arte cada vez mais estática e descritiva; a dinâmica do enredo e sua originalidade perde espaço para a observação desapaixonada de quadros que mais parecem uma natureza morta.

Em seu Ensaios Sobre Literatura, Lukács, ao analisar esta modificação da literatura ocidental, usa alguns exemplos concretos para comprovar sua tese: Balzac, Stendhal e Tolstoi, três escritores que viveram numa época em que a sociedade burguesa consolidava-se, um momento em que as várias convulsões sociais davam o golpe de misericórdia nas antigas estruturas feudais; todos estes homens participaram ativamente desse processo, e se tornaram escritores a partir da experiência multifacetada dessas transformações.

Download do livro: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui