terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dinâmica Populacional e Mudança Ambiental: Cenários para o Desenvolvimento Brasileiro - Daniel Joseph Hogan (Org.)



Dinâmica Populacional e Mudança Ambiental: Cenários para o Desenvolvimento Brasileiro - Daniel Joseph Hogan (Org.)

Na quarta década do ambientalismo contemporâneo, a ciência demográfica se encontra em uma etapa onde já é possível vislumbrar uma futura Demografia Ambiental. Em boa parte da primeira e da segunda década (anos setenta e oitenta), a Demografia não fugiu muito do debate entre os neomalthusianistas e seus críticos: ou a questão era a pressão dos números sobre os recursos ou não havia questão específica para os demógrafos.
Com alguns sinais na década de oitenta mas com clareza nos anos noventa, a relação entre problemas ambientais (os assuntos ambientais foram – e continuam sendo – caracterizados como problemas) e aspectos populacionais apareceu como enfoque de um número crescente de demógrafos e estudiosos de população. Tanto no Brasil, quanto internacionalmente, a exclusiva atenção ao tamanho ou à taxa de crescimento da população deu lugar a estudos que esmiuçaram múltiplos aspectos da relação entre dinâmica demográfica e mudança ambiental. Não só o tamanho da população, mas a sua densidade, a sua distribuição no território, a sua composição (por sexo, idade, cor, etnia), seus padrões de formação de família, e a sua saúde foram identificados e estudados como parte do esforço de relacionar os mundos natural e social.
O presente livro se situa no contexto de uma série de esforços de acompanhar esse processo e divulgar os resultados dos seus diferentes momentos.

Download do livro: Clique aqui!

Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS) - Isabel Almeida Mota et al



Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS) - Isabel Almeida Mota et al

A Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável (ENDS) resulta de um esforço iniciado em 2002 e que, depois de diferentes fases de desenvolvimento, deverá entrar em implementação em Janeiro de 2005.

O Grande Desígnio que enforma a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável é o de fazer de Portugal, no horizonte de 2015, um dos países mais competitivos da União Europeia, num quadro de qualidade ambiental e de coesão e responsabilidade social.

Download do estudo: Clique aqui!

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui