domingo, 8 de novembro de 2009

Coleção Conjuntura Urbana - Volume 10 - Como Anda Belo Horizonte



Coleção Conjuntura Urbana - Volume 10 - Como Anda Belo Horizonte

A pretensão deste trabalho é de natureza descritiva e procura apresentar um amplo conjunto de dados organizados em tabelas, quadros e gráficos, mas também em mapas. As informações foram trabalhadas e apresentadas por três níveis de agregação: o município; as Áreas de Expansão Demográfica (AED), menor unidade espacial do Censo Demográfico disponibilizada pelo IBGE, e o grau de integração do município à dinâmica Metropolitana. Cada AED é constituída por um agrupamento de setores censitários, o que permite uma análise intra-urbana com capacidade de revelar diferenças e desigualdades nem sempre passíveis de serem captadas quando se analisa o município.
Já o grau de integração à dinâmica Metropolitana, utilizado para todos os indicadores, procurou compreender até que ponto as questões sociais – demográficas econômicas, habitacionais, criminais, educacionais, participativas, entre outras – têm relação com a dinâmica Metropolitana, ou, dito de outra forma, são questões não apenas urbanas ou municipais, mas essencialmente metropolitanas. A reposta para a maioria delas é positiva, como se poderá ver pela leitura deste documento.

Download do Estudo 10: http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/Vol10_como_anda_belo_horizonte.pdf

Coleção Conjuntura Urbana - Volume 9 - Como Anda Rio de Janeiro



Coleção Conjuntura Urbana - Volume 9 - Como Anda Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro não foi incluído na Lei Federal nº 14 de 1973, que instituiu, no Brasil, as primeiras regiões metropolitanas. O fato da região do “Grande Rio” abrigar dois estados da Federação – o Estado do Rio de Janeiro e o Estado da Guanabara – fez com que se aprovasse, no ano seguinte, a Lei no 20 – “Lei da Fusão” – a qual incorporou todos os dispositivos da Lei no 14 e, ainda, criou o Fundo Contábil para o Desenvolvimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – RMRJ, destinado a financiar os programas e projetos prioritários para a Região. A RMRJ, quando criada, era composta por 14 municípios, num total de 6.464 Km2 com uma discrepância grande quanto à dimensão territorial entre os municípios, destacando, de um lado, Nilópolis com apenas 22 km2 e, de outro, o Rio de Janeiro com 1.171 km2.
Hoje, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro é composta, segundo a Lei Complementar nº 105 de 2002, por 17 municípios: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita e Tanguá, no entanto, os municípios de Maricá, Itaguaí e Mangaratiba serão mantidos na presente análise, sempre que os dados permitirem, tendo em vista a forte relação destes com a dinâmica metropolitana. Uma das particularidades do Rio de Janeiro frente às demais metrópoles brasileiras é sua histórica crise econômica, que se iniciou muito antes da chamada “década perdida”.

Download do Estudo 9: http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/Vol9_como_anda_rj.pdf

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui