domingo, 11 de outubro de 2009

Projeto Renascença : um caso de gentrificação em Porto Alegre durante a década de 1970 - Anita Silva de Souza



Projeto Renascença : um caso de gentrificação em Porto Alegre (RS) durante a década de 1970 - Anita Silva de Souza

O presente estudo tem como tema de investigação a implantação do Projeto Renascença, executado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Capital do Rio Grande do Sul) entre os anos de 1975 e 1979. O Projeto Municipal representou na década de 1970 um pesado investimento público em melhorias urbanas na Região Centro-Sul da Capital. O suporte financeiro para este Projeto foi dado pelo Banco Nacional de Habitação através do Plano C.U.R.A. (Comunidade Urbana de Recuperação Acelerada) que se destinava à recuperação de áreas urbanas em decadência. Entre as ações realizadas por este Projeto observa-se a remoção de uma favela conhecida como "Ilhota". Como ferramenta teórica para analise deste processo foi utilizado o conceito de gentrificação, criado pela socióloga Ruth Glass para descrever um fenômeno de troca de classes sociais ocorrido a partir da década de 1950 entre os moradores do Centro de Londres.

Download do estudo: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/15858/000689601.pdf?sequence=1

Status, Cor e Desigualdades Socioespaciais nos Grandes Espaços Urbanos Brasileiros - Observatório das Metrópoles



Status, Cor e Desigualdades Socioespaciais nos Grandes Espaços Urbanos Brasileiros - - Observatório das Metrópoles

Este relatório tem como objetivo apresentar um estudo que procura avaliar a relação entre status social e cor na explicação da segregação residencial e nas desigualdades sociais nos grandes espaços urbanos brasileiros. O objetivo geral é responder à seguinte questão: em que medida as desigualdades sociais verificadas entre os segmentos brancos, pretos e pardos no espaço urbano decorrem das diferenças das condições sociais entre os territórios definidos pelas áreas de ponderação ou das desigualdades “raciais” já descritas por outros pesquisadores? De maneira mais precisa, o interesse é saber se uma pessoa de cor preta ou parda desfruta da condição social em termos de oportunidades e de acesso a certos elementos de bem-estar urbano e de oportunidades, independente de estar vivendo em um espaço de maior ou menor status social, ou se, ao contrário, o status social do espaço residenci al é o filtro pelo qual as oportunidades e o bem-estar social urbano são distribuídos desigualmente entre os grupos de cor.

Download do estudo: http://www.4shared.com/file/140058940/213de3bd/status_cor_e_desigualdades_socioespaciais_espaos_urbanos_brasileiros.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui