sábado, 12 de setembro de 2009

O que é Ideologia - Marilena Chauí



O que é Ideologia - Marilena Chauí

A auto Marilena Chauí desenvolve, em seu livro “O que é Ideologia”, a origem da ideologia, seus mecanismos, seus efeitos político-econômico-sociais e a causa que a torna possível. Partindo da Teoria das quatro causas de Aristóteles, a autora cita diversos outros autores importantes que, de alguma maneira, contribuíram com estudos e análises paralelas para a formação da ideologia.

O termo ideologia apareceu pela primeira vez na França, após a Revolução Francesa (1789), em 1801, no livro de Destutt de Tracy, Eléments d’Idéologie (Elementos de Ideologia). Surgiu, então, um grupo de pensadores, conhecidos como ideólogos franceses, que eram materialistas, isto é, admitiam apenas causas naturais físicas (ou materiais) para as ideias e as ações humanas, e aceitavam somente conhecimentos científicos baseados na observação dos fatos e na experimentação.

Logo após os ideólogos franceses, surgiram os ideólogos ingleses e alemães. Engels e Marx, partindo da concepção hegeliana, contribuíram vastamente com seus estudos e livros, e distinguiram a ideologia das três nações: entre os franceses a ideologia é política e jurídica, entre os ingleses é econômica e para os alemães é, antes de tudo, filosofia.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/132170781/19630137/Coleo_Primeiros_Passos_-_O_Que__Ideologia.html

O que é Etnocentrismo - Everardo P. Guimarães Rocha



O que é Etnocentrismo - Everardo P. Guimarães Rocha

Se comparássemos o Brasil com os Estados Unidos, e o parâmetro de comparação fosse o futebol, teríamos o Brasil como o mais "desenvolvido" e os Estados Unidos como o mais "atrasado". Se, por outro lado, o referencial fosse o número de grupos de rock, a ordem já seria outra. Cada sociedade possui sua própria cultura, sua própria visão do mundo. A comparação e o confronto entre as diversas identidades é o objetivo de estudo do Etnocentrismo. Com isso, busca compreender melhor o próprio ser humano e sua relação com o mundo que o cerca.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/132168308/57bb9a18/Copy_of_Coleo_Primeiros_Passos_-_O_Que__Etnocentrismo.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui