quarta-feira, 22 de julho de 2009

Em Busca de Um Mundo Melhor - Karl R. Popper




"Em busca de um mundo melhor" é uma reunião de ensaios e conferências de Karl Popper que tratam do início da especulação científica na Grécia Clássica à necessidade de uma nova ética profissional e de responsabilidade intelectual. Popper analisa os grandes pensadores do Iluminismo como Voltaire e Kant, assim como a lógica das ciências sociais e relação entre ciência e arte. Karl Raimund Popper (Áustria, 1902-1994). É um dos pensadores mais influentes da filosofia da ciência no século XX, cuja principal contribuição se faz na caracterização do método científico. Como filósofo social e político, foi crítico implacável do autoritarismo. Nasceu a 28/07/1902 em Viena e morreu a 17/09/1994 em Londres.

"A ciência parte do senso comum, sendo que é justamente a crítica ao senso comum que permite que este seja corrigido ou substituído. Assim toda ciência é senso comum esclarecido."(Karl R. Popper)

Download do livro: http://www.4shared.com/document/OxZs3U2P/Karl_Popper1_Em_Busca_de_um_Mu.html

O Que É Sociologia? Carlos Benedito Martins



O Que É Sociologia? Carlos Benedito Martins

O surgimento da sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista, ela surge como resposta intelectual aos acontecimentos existentes na Europa do Séc. XIX; as transformações ocorridas na Europa da baixa idade média propiciaram mudanças que levaram ao surgimento da sociologia como disciplina e objeto de estudo de vários pesquisadores. Na alta idade média predominava a força da igreja católica que determinava o que era certo e errado, verdadeiro e falso, através do pensamento teológico; o mundo, as mudanças no comportamento humano e até mesmo modificações na natureza eram explicados com base na teologia e fé católicas ? esse é o aspecto religioso por assim dizer. Com a reforma protestante, a igreja católica perdeu espaço para o protestantismo que enxergava o ser humano, como um ser caído, distante de Deus, sozinho no mundo ? Essa individualização é importante ser observada pois antes desse conceito os homens não existiam separados do seu grupo, da sua comunidade; outro aspecto importante é que a revolução industrial retirou das mãos dos artesãos e dos ourives as ferramentas e os meios de produção e os transformou em trabalhadores assalariados, neste período houve uma grande migração e os homens do campo tornaram-se homens das cidades.
É comum encontrarmos Saint-Simon(1760-1825) entre os primeiros pensadores socialistas, ele é saudado como um dos fundadores juntamente com Auguste Comte do positivismo; Durkheim costumava afirmar que o considerava o iniciador do positivismo e o verdadeiro pai da sociologia. Saint-Simon sofreu a influência de idéias iluministas e revolucionárias, mas também foi seduzido pelo pensamento conservador. Na visão dos positivistas a sociedade européia encontrava-se em um profundo estado de caos social; as idéias religiosas havia há muito perdido sua força na conduta dos homens e não seria a partir da religião a reorganização da sociedade, muito menos das idéias iluministas. A verdadeira filosofia no seu entender deveria proceder diante da realidade de forma ?positiva?, a escolha dessa palavra tinha a intenção de diferenciar a filosofia criada por Comte da filosofia do séc. XVIII que era ?negativa?, ou seja, contestava as instituições sociais que ameaçavam a liberdade dos homens. O positivismo procurou oferecer uma orientação geral para a formação da sociologia ao estabelecer que a sociologia deveria proceder em suas pesquisas com o mesmo estado de espírito que dirigia a astronomia e a física rumo as suas descobertas. Comte considerava como um dos pontos altos da sua sociologia a reconciliação entre a ordem? e o progresso?

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/4156075823/O_que_e_Sociologia_-_Carlos_Benedito_Martins.rtf.html

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui