segunda-feira, 20 de julho de 2009

Por uma Outra Globalização - Milton Santos



Por uma Outra Globalização - Milton Santos

"Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido." É assim que o geógrafo Milton Santos inicia o livro Por uma Outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. O autor faz uma análise da globalização e aponta três possibilidades. A primeira seria o mundo como nos fazem vê-lo, a globalização como fábula. Como exemplo, temos a ideologia da aldeia global, da velocidade da informação. Porém, o autor adverte que as informações são releituras da realidade feitas pelos atores hegemônicos da globalização e obviamente procuram manter a dominação por eles exercida. A segunda seria o mundo tal como ele é, a globalização como perversidade. O desemprego crescente, o aumento da pobreza, a tendência de diminuição do salário médio, o aparecimento de novas doenças e o reaparecimento de doenças tidas como erradicadas são exemplos da perversidade da globalização. A terceira é uma amostra de otimismo. O autor apresenta a possibilidade de uma outra globalização. Segundo ele, os avanços da técnica permitiriam que todas as pessoas tivessem melhores condições de vida. Bastaria redirecionar a técnica, que hoje serve a poucos, para servir à maioria.

Download do livro: http://www.4shared.com/file/119441827/ee40d434/Livro_-_Por_uma_outra_globalizao.html

Globalização: as Consequências Humanas - Zygmunt Bauman



Globalização: as Consequências Humanas - Zygmunt Bauman

É um livro que apresenta uma perspectiva da globalização, mas orientado para mostrar várias dimensões da mesma. Olhando para a época em que foi escrito e olhando para a realidade atual torna-se um exercício curioso de análise comparativa do que era uma certa visão, e do que é o mundo atual.

Download do livro: http://sharex.xpg.com.br/files/8662677147/BAUMAN__Zygmunt._Globalizacao_as_consequencias_humanas.pdf.html

As conseqüências da Modernidade - Anthony Giddens



As conseqüências da Modernidade - Anthony Giddens

Para conseguir explicar a visão de Giddens sobre a globalização será necessário examinar suas idéias sobre o processo de modernização. Isto acontece por culpa da sua crença de que as sementes da globalização são plantadas pelos processos de modernização. Giddens não concebe a modernização como representante do começo de uma nova era ou sequer época da humanidade. Para Giddens a globalização é uma continuação de tendências postas em movimento pelo processo de modernização que teve início na Europa do século XVIII. A modernização substituiu as formas de sociedades tradicionais que eram baseadas na agricultura.

Giddens sugere que o processo de modernização influiu em quatro grandes grupos de “complexos institucionais da modernidade”. Estes quatro que formam a base do processo de modernização. Eles são: Poder administrativo, poder militar, capitalismo e industrialização.

O poder administrativo se refere ao crescimento e ao desenvolvimento da nação-estado secular, esta nova forma de estado é baseado em formas burocráticas e racionais de administração de sua população, lei e ordem. Tal “Racionalização administrativa” permite, como diria Giddens, o desenvolvimento de um estado envolvido na sua sobrevivência e na de outros, populações até então desconhecidas.

O capitalismo e a industrialização então representam as novas formas de produção baseadas e centradas na produção fabrico-industrial. Igualmente às novas formas de cálculo econômico como o lucro, ela se tornou dominante na economia moderna, substituindo as formas tradicionais de produção baseadas primariamente na agricultura.

Download do livro: http://www.multiupload.com/W7T2H8T8UF

O Conceito Histórico de Desenvolvimento Econômico



O Conceito Histórico de Desenvolvimento Econômico - Bresser Pereira

Uma Análise do Conceito de Desenvolvimento Econômico. O Crescimento Econômico, ou Desenvolvimento Econômico, é visto como um fenômeno histórico como resultado da Revolução Capitalista, e, consequentemente, da Revolução Comercial, da Industrial E, no meio delas, da Revolução Nacional. Assim, é necessário um conceito histórico de Crescimento Econômico, e não um Conceito Normativo. Visto sob este aspecto, o Desenvolvimento Econômico é intrinsecamente relacionado ao surgimento do Estado-Nação Moderno. É o produto de Nações usando o Estado como ferramenta de ação coletiva para alcançar o Crescimento Econômico. Mas Desenvolvimento e Crescimento Econômicos não são diferentes? o Autor argumenta que historicamente eles não são, pois se a distinção é feita com base na Distribuição ou Concentração de Renda: Desenvolvimento Econômico é Frequentemente acompanhado por um aumento da desigualdade. Este artigo procura mostrar que, apesar do Desenvolvimento Econômico não ser o único objetivo político das Nações, é um dos principais: os outros objetivos são Segurança, Liberdade, Justiça Social e Proteção ao Meio-Ambiente.

Download do texto: http://www.4shared.com/file/119431670/b5ed44c8/ConceitoHistricoDesenvolvimentoEconomico-_Bresser_Pereira.

I Congresso Internacional e III Seminário Nacional De Desenvolvimento Regional

    Informações e submissão de artigos: Clique aqui